Artur Mariano
  Notícias
  Tv Champions Factory
  Horários de Aula
  Fighters
  Títulos
  Galeria
  Links
  Filiais Champions Factory
  Graduação Nacional
  Registro Nacional
  Pelo Social
  Muay-Thai
  História
  CBMT
  Coluna do Mestre
  English / Camp
  Personal Trainer
  Muay Thai para mulheres
  Muay Thai para crianças
  Preparação funcional
  Escola de árbitros de MMA do Brasil
  Programas Exclusivos
  Instituto Artur Mariano
  Centro de Treinamento
  Licença CF
  Contato




Especialista em artes marciais a trajetória de Artur Mariano começou em 1980, no judô. Em 1985, ingressou na Boxe Thai, onde foi discípulo do saudoso grão-mestre Luiz Alves . Desde então, nunca parou de aperfeiçoar sua técnica de muay thai, tendo angariado diversos títulos nacionais e internacionais e se tornado o único lutador brasileiro invicto nesta modalidade. Além de judô e muay thai, Artur treinou outras modalidades, como o jiu-jitsu, no qual é faixa preta reconhecido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), e boxe, no qual, devido a seu alto nível técnico, tornou-se treinador olímpico, diplomado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB).

Por conta de problemas relacionados à trombose, encerrou sua carreira de lutador prematuramente. Hoje, é representante oficial nas Américas da maior instituição de muay thai que existe, a World Muay Thai Federation (WMF), e técnico da seleção brasileira da modalidade nos mundiais da Tailândia. Além disso, assumiu em 2010 a Presidência da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT). Sua larga experiência como atleta e árbitro de MMA lhe rendeu o convite para ser comentarista dos canais Combate e SporTV, da Globosat, função que exerce regularmente.


Primeiros contatos com as artes marciais

Oriundo de família humilde, Artur Mariano teve seu primeiro contato com as artes marciais com apenas seis anos, quando sua mãe, Maria Elena Rocha, o matriculou em aulas de judô. Sua trajetória no muay thai começa em meados da década de 1980, por influência de um amigo cujo avô introduziu o tai chi chuan no Brasil e já conhecia o muay thai. Artur teve como grande mentor nessa arte o saudoso grão-mestre Luiz Alves, da Boxe Thai, com quem a relação transcendeu os limites dos ringues e tornou-se praticamente paternal. Com ele, Artur publicou dois livros: um sobre muay thai e outro sobre MMA, em 2007 e 2008, respectivamente.


Desenvolvimento no muay thai

Entre 1986 e 1992, Artur participou de muitos exames de graduação e competições, tendo saído vencedor em todas. Em 1992, formou-se grau preta, tornando-se professor na academia Bukodan, no Rio Comprido, zona norte carioca. No mesmo ano, foi morar em Cabo Frio e fez a introdução do esporte nesta cidade.

Em 1997, decidiu viajar em busca de mais conhecimento. Para alcançar seu objetivo, percorreu os países considerados as maiores potências da modalidade: ficou durante dois anos treinando na Holanda e, alguns anos depois, na Tailândia, país de origem do esporte. Neste último, se estabeleceu na Pramuk Gym, academia de Buakaw Por. Pramuk, bicampeão do K-1 e uma das maiores lendas das artes marciais a nível mundial. Recebeu a graduação de mestre em 2006.

Como treinador da Seleção Brasileira de muay thai nos mundiais de 2010, 2011, 2012 e 2013 2014, 2015, 2016, 2017, Artur Mariano conquistou oito títulos mundiais, 22 vice-campeonatos e 28 medalhas de bronze.


Outras lutas

Especialista nas lutas além de mestre no muay thai, Artur Mariano é faixa preta de jiu-jitsu e professor de boxe e MMA. No jiu-jitsu, conseguiu a faixa preta pelas mãos do Grão-Mestre Osvaldo Alves, sendo reconhecido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e pela International Brazilian Jiu-Jitsu (IBJJ) como tal. Tornou-se adepto da mais vitoriosa escola de boxe do mundo: a cubana. Teve como treinadores Pedro Roque Oteño, inventor da metodologia que fez de Cuba a maior potência mundial nesse esporte, e Otílio Toledo e Paco Garcia, nas partes teórica e prática, respectivamente. O alto nível técnico adquirido nesta luta alçou Artur à condição de treinador de boxe olímpico, diplomado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB).


Funções estratégicas

Como um dos principais expoentes da modalidade no país, decidiu assumir a responsabilidade de ajudar na promoção do muay thai também no âmbito político. Desde 2000, exerceu variadas funções, começando como dirigente da Federação do Rio de Janeiro, passando por secretário-geral e vice-presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), até, em 2010, assumir a Presidência desta instituição, após o falecimento de seu mentor, grão-mestre Luiz Alves, em um dos episódios mais tristes de sua vida.

Atualmente, Artur Mariano também é o presidente e líder da zona das ámericas do Sul e Norte(Pan-american Muay Confederation) representante oficial nas Américas da World Muay Thai Federation (WMF) e do Muay Thai Conservation Center da Tailândia.

Em março de 2007, foi condecorado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a Medalha de Mérito Esportivo Pan-americano, maior comenda esportiva da cidade, entregue pelo vereador Roberto Monteiro.


International Vale Tudo Championship

O ápice de sua carreira como atleta se deu em 1997, quando foi convidado pelo então mestre Luiz Alves para disputar a segunda edição do International Vale Tudo Championship (IVC), evento promovido por Sérgio Batarelli e conhecido, na época, como o mais violento do mundo. Após vencer os estadunidenses Patrick Assalone e Mark Hall, por nocaute, e protagonizar uma das lutas mais sangrentas da história contra seu compatriota Wanderlei Silva, interrompida por decisão médica aos 21 minutos, sagrou-se campeão mundial, consolidando-se como um dos maiores nomes no mundo das lutas.


Champions Factory

Após encerrar oficialmente sua carreira de atleta em 2001, decidiu transmitir seu conhecimento técnico e sua experiência às novas gerações de lutadores, fundando, assim, a Champions Factory, reconhecidamente uma das maiores academias de muay thai do Brasil. Além de ostentar a condição de maior vencedora de títulos nacionais por equipe, a Champions Factory formou lutadores campeões mundiais.


Projeto social

Com o intuito de ajudar pessoas em condições socioeconômicas adversas, criou o Instituto Artur Mariano, que, em parceria com o projeto Parque Vivo, ajuda a tirar crianças e jovens da criminalidade e incluí-los socialmente através do esporte.

O Instituto fundou uma unidade da Champions Factory na favela Parque da Cidade, no Rio de Janeiro. Nela, jovens das comunidades podem treinar sem custo algum . Além do ensinamento das artes marciais, uma das principais preocupações do mestre é transmitir a esses jovens, por meio de seu exemplo e de lições de vida, um modelo de conduta saudável. Para ilustrar a seriedade do referido projeto, basta lembrar que diversos atletas oriundos dele têm se destacado nacional e internacionalmente, como o jovem Victor Santos, segundo colocado no Campeonato Mundial de 2012 e campeão mundial no ano seguinte , ambos disputados em Bangkok, na Tailândia, cidade natal do muay thai. Uma coroação e tanto para o Projeto, do qual seu idealizador não esconde o orgulho.


Comentarista

Seu conhecimento vasto nas artes marciais (Muay Thai, Judo, Boxe, Jiu Jitsu, MMA e preparação física) levaram Artur Mariano receber um convite em 2005 para ser comentarista dos canais Combate e SporTV, do sistema Globosat. Iniciou comentando os eventos do K-1, posteriormente, passou a atuar nos principais eventos de MMA nacionais e internacionais . Ao longo da carreira como comentarista, já atuou na transmissão de mais de 120 edições do Ultimate Fighting Championship (UFC), maior evento de MMA do mundo ao vivo. Já são mais de 12 anos trabalhando na TV como especialista nas artes marciais.

Livros

O especialista nas artes marciais Artur Mariano lançou quatro livros.
foi convidado junto do seu saudoso mestre Luiz Alves a lançarem seu primeiro livro de Muay Thai em 2007, no ano seguinte os dois receberam outro convite e lançaram o livro sobre o MMA, depois disso Artur lançou sua autobiografia motivacional em 2016, nesse mesmo ano lançou o segundo livro de Muay Thai.


Vida pessoa

Artur é casado com Michelle Mariano e é pai de três filhos: Zoe, Reiki e Rhian.



Central telefônica nacional Champions Factory :+ 55 21 2275 0240.






Carreira e Títulos
Curriculun:

-Iniciou no Muay Thai em 1985 (RJ)
-Formou em Grau Preta em Muay Thai 1992 (RJ)
-Campeão Grand Prix Vale Tudo IVC 2 1997
-Campeão Europeu de MMA Holanda 1999
-Encerrou a carreira de atleta de Muay Thai invicto em 1999 na Holanda
-Fundador da academia Champions Factory 2001
-Comentarista do Canal Combate/SporTV desde 2005
-Recebeu graduação de Mestre de Muay Thai em 2006 (GMLuiz Alves/SP)
-Formou em professor de Boxe Olímpico em 2006 (CBB/SP)
-Recebeu a Comenda a maior comenda esportiva da cidade, Pan-americana na câmara dos Vereadores (RJ/2007)
-Lançou o livro Técnico de Muay Thai 2007
-Penta campeão por equipes do Brasil de Muay Thai 2007/10/11/12/16)
-Lançou o livro técnico de MMA 2008
-Formou em faixa preta de Jiu Jitsu em 2009 (GM Osvaldo Alves/RJ)
-Representante oficial da World Muay Thai Federation (WMF/Tailândia) 2010
-Recebeu graduação de Grão Mestre Muay Thai 2014 (WMF/Tailândia)
-Técnico da Seleção Brasileira de Muay Thai nos mundiais de 2010/11/12/13/14/1516/17
-Fez como treinador diretamente da Champions Factory: 8 campeões Mundiais / 8 medalhas de Prata em mundiais / 13 medalhas de Bronze em mundiais
-Como Técnico da Sel. Brasileira de Muay Thai fez: 24 campeões mundiais de 2011 até 2017
-Presidente Confederação Brasileira de Muay Thai 2013
-Fundador da Escola de Árbitros de MMA do Brasil 2013
-Presidente Pan-american Muay Confederarion 2015
-Palestrante Motivacional 2016
-Vice presidente mundial World Muay Thai 2016
-Lançou o livro Auto Biografia Motivacional "A trajetória de um campeão nos ringues e na vida"

Muay Thai - Principais Titulos - ( Invicto )

  • Campeão Gala ZonneHus Amsterdam (Holland) 1999
  • Ficou entre os três melhores do Brasil (90,91,92)
  • 6 vezes campeão carioca ,Rio de Janeiro (todos por nocaute 89,90,91,92,93,97)
  • Campeão copa Corpre 1988
  • Campeão Open Friburgo 1991
  • Vale Tudo - ( Invicto )

  • Campeão mundial do IVC II torneio (Intenational vale tudo championship) 1997
  • Venceu na mesma noite Patrick Assalone (USA) , Mark Hall (USA) e Wanderlei Silva (BRA)
  • Campeão do Fight Gala (Holland) - 1998
  • Campeão Gala Holland - 1999
  • Campeão Taiboksgala - 1999
  • Campeão UFO Europe take-off gala - 1999


    Free Fight

  • Segundo do Ranking Holandês de 1999
  • Campeão Schermerhorn Free Fight - 1999
    Jiu Jitsu

  • Campeão Brasileiro de equipes - 1997
  • Campeão peso e absoluto linj - 1997
  • Participante do campeonato mundial - 1997


    TÍTULOS COMO TREINADOR
  • 4 Campeõesmundiais 2017(WMF)(Tailândia)
  • 3 vice campeonatos mundiais 2017(WMF)(Tailândia)
  • 5 medalhas de Bronze campeonatos mundiais 2017 (WMF)(Tailândia)
  • 4 campeões mundiais 2016(WMF)(Tailândia)
  • 4 vice campeonatos mundiais 2016(WMF)(Tailândia)
  • 5 medalhas de Bronze campeonatos mundiais 2016 (WMF)(Tailândia)
  • 6 campeões mundiais 2015 (WMF)(Tailândia)
  • 4vice campeonatos mundiais 2015(WMF)(Tailândia)
  • 5 medalhas de Bronze campeonatos mundiais 2015(WMF)(Tailândia)
  • 7 campeões mundiais 2014 (WMF)(Tailândia)
  • 4 vice campeonatos mundiais 2014(WMF)(Tailândia)
  • 5 medalhas de Bronze campeonatos mundiais 2014 (WMF)(Tailândia)
  • 2 campeões mundiais 2012 (WMF)(Tailândia)
  • 1 vice campeonato mundial2012 (WMF)(Tailândia)
  • 3 medalhas de Bronze campeonatos mundiais 2013(WMF)(Tailândia)
  • 2 vice campeonatos mundiais 2012 (WMF)(Tailândia)
  • 2 medalhas Bronze campeonatos mundiais 2012 (WMF)(Tailândia)
  • Bi Campeão mundial de Muay Thai 2011 (WMF)(Tailândia)
  • 3 vice campeonatos mundiais 2011 (WMF) (Tailândia)
  • Campeã por equipe da Copa Nacional luiz Alves 2011
  • Penta campeã Geral do Brasil por equipes de Muay Thai 2007/2010/2011/2012/2016
  • Bi campeão do Campeonato Brasileiro Aberto por equipe 2009 e 2010
  • Tetra campeão da Copa do Brasil de Muay Thai por equipe 2007/2008/2010/2011
  • 4 vice campeonatos mundias 2010 (WMF) (Tailândia)
  • Vice campeão por equipe Copa Nacional Luiz Alves 2010
  • Terceiro colocado geral no Brasil em 2009
  • 3º colocado geral no Brasil de Muay Thai em 2009
  • Campeão brasileiro aberto de Muay Thai por equipes 2009
  • Tri Campeão consecutivo da copa dos Campeões de Muay Thai 2007,2008 e 2009
  • Segundo colocado Geral do Brasil por equipes Muay Thai 2008
  • Bi Campeão por equipes da Copa do Brasil Muay Thai 2007/2008
  • Bi campeão Vale Tudo amador 2007/2008
  • Campeão por equipe geral do Brasil (CBMT) 2007
  • Bi Campeão por Equipe Brasileiro Estreantes Muay Thai (CBMT) 2006 e 2007
  • Bi Campeão por equipe da Copa dos Campeões (CBMT) 2007/2008
  • 2º lugar por equipe Copa do Brasil (CBMT) 2007
  • 2º lugar por equipe Brasil GP (CBMT) 2007
  • Campeão por equipe do Festival de Muay Thai (CBMT) 2006
  • Tri Campeão por Equipe- CF Open Muay Thai 2003, 2004 e 2005
  • Campeão do Festival de Muay Thai por equipe 2006
  • Campeão por Equipe Brasileiro Estreantes Muay Thai 2006
  • Campeão Show Fight MMA 2006
  • Campeão X games MMA 2005
  • Campeão do Demolition 2- 2005
  • Campeão do K-1 Brasil torneio peso pesado- 2004
  • Campeão do K-1 Brasil Word Max categoria level- 2004
  • Campeão do Vitória Extreme Fight torneio peso pesado- 2004
  • Tri Campeão CF Open Muay Thai por Equipe- 2004
  • Campeão do Real Fight -2004
  • Bi Campeão do CF Open Muay Thai por equipe- 2004
  • Campeão do Arena Extreme Combat ValeTudo - 2003
  • Campeão do CF Open Muay Thai por equipe- 2003
  • Campeão Jungle Fight BRA - 2003
  • Campeão Knock por equipe MMA BRA - 2003
  • Campeão Knock por equipe Muay Thai BRA- 2003
  • Campeão Storm BRA - 2003
  • Campeão Bitetti combat BRA - 2003
  • Campeão Rússia vs mundo - 2003
  • Campeão Pancrase Japão - 2003
  • Vice campão K-1 Brasil torneio BRA - 2003
  • Classificado para as quartas de finais do K-1 Las Vegas USA - 2003
  • Campeão Brasileiro Muay Thai BRA - 2003
  • Campeão Carioca Muay Thai BRA - 2003
  • Campeão Pride Japan - 2002
  • Campeão Shogun Honolulu Hawaii - 2001
  • Campeão Kuwait - 2000
  • Campeão Ultimate Fight Champioship USA - 2000